Brasil 50 2020
O relatório anual sobre as marcas mais valiosas e fortes do Brasil

Brand Finance Brasil 50 2020

As Principais Marcas Brasileiras Podem Perder Mais de US$9 Bilhões em Valor De Marca Com o COVID-19

  • As 50 marcas brasileiras mais valiosas da classificação Brand Finance Brasil 50 2020 podem perder até US $ 9,5 bilhões em valor acumulado de marca após a devastadora pandemia COVID-19
  • Itaú mantém o título de marca mais valiosa do país, avaliada em US$6,8 bilhões
  • Localiza Hertz é a marca de crescimento mais rápido do Brasil, com aumento de 62% e subindo 9 posições no ranking
  • Renner é a marca mais forte do país, Índice de Força da Marca (BSI) pontuação 91,8 de 100
  • Corona é coroada a marca mais valiosa do ranking América Latina 100 2020 - liderando para mais 36 marcas mexicanas

As principais marcas brasileiras podem perder até US $ 9,5 bilhões com COVID-19

Conforme a pandemia de COVID-19 causa estragos na economia global e nacional, as 50 marcas mais valiosas do Brasil podem perder até 16% do valor da marca cumulativamente, uma queda de quase US $ 9,5 bilhões em comparação com a data de avaliação original de 1º de janeiro de 2020, de acordo com o último relatório Brand Finance Brasil 50 2020.
Olhando para além do Brasil, o valor das 500 marcas mais valiosas do mundo, classificadas na tabela da liga Brand Finance Global 500 2020, pode cair cerca de US $ 1 trilhão como resultado do surto do Coronavirus.

A Brand Finance avaliou o impacto do COVID-19 com base no efeito do surto no valor da empresa, em comparação com o que era em 1 de janeiro de 2020. Com base neste impacto no valor da empresa, a Brand Finance estimou o provável impacto no valor da marca para cada setor. Os setores foram classificados em três categorias - impacto limitado (perda mínima do valor da marca ou crescimento potencial do valor da marca), impacto moderado (até 10% de perda do valor da marca) e forte impacto (até 20% perda do valor da marca) - com base em o nível de perda de valor da marca observada para cada setor no primeiro trimestre de 2020.

O setor bancário domina o ranking Brand Finance Brasil 50 2020, com os bancos ocupando os quatro primeiros lugares e respondendo por 41% do valor total da marca, correspondendo a impressionantes US $ 24,5 bilhões. A jornada à frente, no entanto, não será fácil, pois as marcas bancárias podem perder até 20% de seus valores de marca como resultado da pandemia do Coronavirus, já que toda a indústria negocia a alta volatilidade nos mercados de capitais globais. Isso, combinado com os principais ventos contrários econômicos em todo o país, significa que os bancos terão que confiar na força de suas marcas mais do que nunca, se quiserem enfrentar a tempestade com sucesso.

Eduardo Chaves, Diretor Gerente, Brand Finance Brasil

Bradesco fecha lacuna para Itaú

O Itaú manteve o título de marca mais valiosa do Brasil, com valor de marca de US $ 6,8 bilhões, pelo 4º ano consecutivo, mas o segundo colocado, o Bradesco, continua fechando a lacuna atrás do líder após um sólido aumento de 10% no valor da marca para US $ 6,7 bilhões. O Bradesco tem grande foco em inovação, incluindo o lançamento do Bradesco Inteligência Artificial - tornando-se o primeiro banco a implantar IA. Além disso, em 2019, o Bradesco tornou-se signatário dos Princípios da ONU para um Banco Responsável, demonstrando seu compromisso com as iniciativas de RSE.

Marcas Companheiras de Banco, Caixa e Banco do Brasil ocupam a terceira e quarta posições no ranking, com valores de marca de US $ 4,8 bilhões e US $ 4,6 bilhões, respectivamente. Todos os bancos do país vêm negociando baixos níveis de inflação, bem como reformas econômicas estruturais, como a reforma da previdência social.

Localiza Hertz acelera 62%

Localiza Hertz é a marca de crescimento mais rápido no ranking deste ano, após um aumento de 62% no valor da marca para US $ 576 milhões, saltando simultaneamente 9 posições, da 33ª para a 24ª. Após a parceria estratégica de 2016 entre a Hertz Global e a Localiza - a maior locadora de veículos da América do Sul e líder de mercado no Brasil - a recém-formada Localiza Hertz tem prosperado sob seus acordos de referência e cooperação de marca. A marca agora atende a impressionantes 10 milhões de clientes, com mais de 200.000 carros, em 427 localidades e empregando mais de 6.500.

A Lozaliza Hertz, assim como outras marcas de aluguel de automóveis em todo o mundo, está atualmente negociando um ambiente comercial extremamente difícil com bloqueios globais implementados e viagens chegando a uma paralisação virtual. A análise da Brand Finance mostra que as marcas de aluguel de automóveis são moderadamente impactadas, o que pode fazer com que percam até 10% dos valores de suas marcas.

Renner é a mais forte da nação

Além de medir o valor geral da marca, o Brand Finance também avalia a força relativa das marcas, com base em fatores como investimento em marketing, familiaridade com o cliente, satisfação da equipe e reputação corporativa. Juntamente com as previsões de receita, a força da marca é um impulsionador crucial do valor da marca. De acordo com esses critérios, a Renner (valor da marca aumentou 18% para US $ 754 milhões) é a marca mais forte do Brasil com uma pontuação de 91,8 em 100 do Índice de Força da Marca (BSI) e uma classificação de elite AAA + de força da marca correspondente.

Ostentando uma pontuação BSI extremamente alta, a Renner pontuou bem em todos os atributos no estudo de monitoramento de marca global da Brand Finance, com pontuações particularmente altas para recomendação e CSR. O varejista de moda e estilo de vida se orgulha de oferecer excelente experiência ao cliente por meio da oferta de produtos de alta qualidade, tudo dentro de seu ecossistema sustentável. A marca tem demonstrado seu compromisso com a moda responsável por meio de suas diretrizes de sustentabilidade - fornecedores responsáveis, gestão ecoeficiente, produtos e serviços sustentáveis e engajamento de funcionários e clientes - e também por meio de sua atenção ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Com mais de 600 lojas no Brasil, Uruguai e Argentina, a Renner agora está se esforçando para implementar seu ciclo digital para fornecer uma experiência de compra física e online totalmente integrada.